22_11

BUDDAHADHARMA

 


Qigong
~ Chamtrul Rinpoche

Cerca de 2.500 anos atrás, na Índia, logo após a iluminação de Siddhartha Gautama, que agora era um Buda, um homem passou por ele na estrada e ficou impressionado com seu incrível brilho energético.
Totalmente humilhado e maravilhado com sua presença, o homem perguntou:
“Você é um deus?”
“Não”, disse o Buda.
“Você é um mágico?”
“Não”, disse o Buda.
"Você é um humano?"
“Não”, disse o Buda.
"Então o que é você?"
O Buda respondeu: “Estou acordado”.
E esta é a conversa histórica de onde se origina o termo Buda. Essa conversa entre o Buda e o homem que passava foi falada em sânscrito. E a palavra sânscrita para alguém desperto é Buda. Portanto, sua resposta a esse homem tornou-se o título histórico pelo qual ele sempre foi conhecido.
Então, você pode se perguntar: acordado para quê? O Buda estava se referindo a estar desperto para a realidade. E a realidade refere-se à realidade do vazio. E o vazio refere-se à falta de existência inerente do eu e de todos os fenômenos.
Nem o Buda, nem qualquer outro ser, criou a realidade do vazio.
Do tempo sem começo ao infinito, o vazio sempre foi e sempre será a natureza mais profunda do eu e de todos os fenômenos.
Se você continuar adormecido para esta realidade, continuará a experimentar o samsara – seu incontrolável renascimento recorrente desde tempos sem início, com todas as suas incertezas, problemas e sofrimento.
Se você despertar para o vazio do eu, estará para sempre livre do samsara e, como arhat, experimentará a bem-aventurança do nirvana.
Se você despertar para a realidade do vazio do eu e de todos os fenômenos, você não experimentará o samsara ou o nirvana de um arhat, mas experimentará para sempre o estado onisciente e bem-aventurado de um Buda e manifestará sem esforço inúmeras formas espontaneamente para o benefício de todos os seres sencientes, sem exceção.
Agora que você conheceu o Buddhadharma, pergunte-se: “Já não é hora de eu acordar?”
Não importa quem você é ou o que fez, nunca subestime seu potencial. Você tem natureza de Buda. Você só precisa acordar para a realidade. Eu Sou...
~ Chamtrul Rinpoche