22_11

A FÉ NO HINDUÍSMO

 


Fé e hinduísmo são noções bastante complexas. A dificuldade em compreender o conceito de 'fé' é universal a todas as religiões. 'Fé' é descrita pelo The Oxford Dictionary of Philosophy como “a convicção da verdade de alguma doutrina que é o resultado de um ato voluntário de vontade”. De acordo com os fideístas, a fé é muito superior à razão. Rejeitar a fé é um pecado. Eles são pessimistas sobre o papel da razão na obtenção do conhecimento das coisas divinas e sobre seu papel na compreensão de tudo o que é religioso, teológico e espiritual.

Não há sinônimo de fé em sânscrito, nem mesmo na língua hindi. Os termos usados ​​na literatura são: Shraddha (respeito), Vishwas (confiança), Aastha (crença), Nishtha (lealdade), Bhakti (devoção), Manyata (suposição), Yakin, Bharosa (confiança), Dharna (postulado), etc. Nenhum deles toca a essência da fé. Cada um desses termos tem uma 'semelhança de família' com a noção semítica de fé. A dificuldade em entender o lugar da fé no hinduísmo é ainda agravada pelo próprio termo 'hinduísmo'.

O termo 'hinduísmo' foi concebido para designar a religião praticada pelos habitantes da região situada na margem oriental do rio Indo. Os habitantes da região do outro lado do rio Indo chamavam sua região de Bharata. Bharata é o termo usado na literatura indiana clássica para representar a região geográfica em que viviam as pessoas agora popularmente conhecidas como 'hindus'. Os habitantes chamavam a si mesmos de 'Bharatis' - os habitantes de Bharata.

De acordo com Vishnu Purana, “A área que fica ao norte do mar e se estende até o Himalaia é chamada de Bharata e seus habitantes são conhecidos como Bharatis”. Disto se pode concluir que não só os estrangeiros identificavam os habitantes desta região pela região geográfica por eles ocupada como também os próprios habitantes da região se descreviam não em função da religião por eles praticada mas sim em função dos contornos geográficos da área física por eles ocupada.

Na verdade, os 'Bharatwasis' não tinham um nome para a religião praticada por eles. No entanto, com o passar do tempo, eles começaram a chamar sua religião às vezes de Sanatan Dharma – religião eterna e outras vezes de Dharma Védico – a religião fundada nos ensinamentos védicos.

O uso do termo 'religião' no contexto indiano é em si problemático porque não há um termo correspondente para ele nas doxografias sânscritas tradicionais. No entanto, algumas obras contêm termos como Ishvarvada, cuja tradução aproximada seria 'doutrina de Deus'. Não foi até o século XVI que os hindus começaram a usar os termos hindu e hinduísmo ou Dharma hindu para descrever seus próprios princípios e práticas religiosas.

O Sanatan Dharma, o Dharma Védico ou o que hoje é conhecido como Hinduísmo não reivindica sua fidelidade a um único livro ou doutrina. Não possui um conjunto único de práticas religiosas ou dogmas. Cada doutrina nele tem um anexo na forma de apad dharma (exceção a uma regra em exigências) anexado a ele.

Uma ideia fixa de divindade ou forma de adoração não tem lugar no hinduísmo. Subjacente à aceitação da multiplicidade de Divindades e métodos de adoração está o princípio de que, embora a Verdade, ou Deus, ou o Supremo possa ser um, ainda assim podemos, e de fato o fazemos, vê-lo e apreendê-lo de maneira diferente a partir de diferentes pontos de vista. Essa atitude não apenas remove o antagonismo, mas também promove tolerância e simpatia por todas as religiões.

Alguém pode acreditar em várias escrituras, ou não acreditar em nenhuma delas, tanto que, como os Carvakas, pode negar a autoridade até mesmo dos Vedas, mas seria um hindu. Para um 'hindu', a parte menos importante da religião é seu dogma. Para ele importa o espírito religioso, não o credo teológico. Ele, como diz Sri Aurobindo, “sabe que todas as verdades eternas mais elevadas são verdades do espírito. As verdades supremas não são nem as conclusões rígidas do raciocínio lógico nem as afirmações da declaração do credo, mas frutos da experiência interior da alma”.

O hinduísmo, como diz Arvind Sharma, é “uma tradição religiosa como algo que se possui, e não como algo pelo qual se é possuído”. Os hindus estão acostumados a múltiplas identidades e múltiplas lealdades, unindo-se em fidelidade a uma ideia maior do hinduísmo. A ideia ampliada do hinduísmo resguarda o espaço comum disponível para cada uma de suas seitas.

O hinduísmo em geral é uma mistura de 'compromisso com o pluralismo ou inclusivismo', 'apoiando a doutrina de purusharthas - os objetivos da vida', 'a mentalidade de abhaya, asanga e ahimsa - liberdade do medo, espírito de desapego e não-violência' , 'a doutrina do carma' e 'a doutrina da reencarnação'. No entanto, a proporção desses constituintes na mistura pode variar, dependendo das necessidades do tempo.

O hinduísmo não é uma religião estática. É uma religião pungente que se adapta às mudanças de paradigmas sociais, econômicos, científicos e tecnológicos. Mostra-nos o caminho para uma vida criativa e formas eficazes de realização da vida. Como um formigueiro, parece ser passivo e de forma irrevogável e decisiva, mas muita atividade está acontecendo silenciosamente em seu interior, o que lhe confere seu caráter em constante mudança.

Depois de esclarecer as noções de 'fé' e 'hinduísmo', deixe-me agora analisar a noção de shraddha que está mais próxima da noção de fé do que todas as outras alternativas mencionadas acima. Shraddha representa a fé não como uma crença em algo que não pode ser explicado pela razão, mas representa um entendimento baseado na convicção de alguém. O Bhagvad Gita atribui tanta importância a shraddha que ordena que todas as ações religiosas e seculares, seja sacrifício, caridade ou austeridade, devem ser realizadas com shraddha. Tanto que “tudo o que é feito sem fé (shraddha) é considerado inútil”. A intensidade e o tipo de shraddha que alguém tem, de acordo com o Gita, depende da própria natureza inerente da pessoa (svabhava).

Explicando melhor, o Gita diz: “A fé de todos os seres está de acordo com suas mentes. A pessoa é constituída pela fé como fator dominante. Ele é verdadeiramente o que é a sua fé”. Isto é, a fé de uma pessoa determina qual é a sua perspectiva na vida, quais são as suas escolhas e o que ela finalmente se torna.

Visões corretas ou fé correta é o primeiro passo no caminho óctuplo de Buda para atingir o nirvana. A fé correta leva a objetivos corretos e aspirações corretas. A fé correta é a fé de que o nirvana, a paz eterna, pode ser alcançada pelos seres humanos neste próprio mundo. A fé errada nos leva a escolhas erradas, objetivos errados. Patanjali também sustenta que a fé correta é o fundamento do método para a realização de Deus. Em seus Yoga sutras, ele afirma: “A concentração do verdadeiro aspirante espiritual é alcançada por meio da fé, esforço, recolhimento, absorção e iluminação”.

De acordo com Ramanuja, a fé absoluta é o pré-requisito para a realização e salvação de Deus. Ele chama isso de prappati - auto-entrega absoluta, como explica o hino: 'Vocês são meu pai e minha mãe; Você é meu parente e amigo; Você é meu aprendizado e minha riqueza; Você é tudo que eu tenho, do começo ao fim'. Mira coloca assim: 'Mere to Giridhar Gopal Dusro na Koi' (o Senhor Krishna é verdadeiramente meu e não há outro). Tulsidas, referindo-se à fé como rendição completa, explica assim: 'Je vidh hoi nath hit mora karhu begi das main tohra' (Ó Senhor! Faça o que é benéfico para mim). O hinduísmo continua a defender que a rendição completa, absoluta e incondicional é o que define a fé. Governa a vida vivida e não é apenas práxis.

Autor: Ashok Vohra

O escritor é ex-professor de filosofia da Universidade de Delhi, Delhi.